STM-Sistemas de Teste em Materiais – STMLAB
A STMLAB é uma empresa de serviços de testes em materiais, especializada em ensaios mecânicos em altas temperaturas. Está sediada em São Carlos (SP) e dispõe de laboratórios de ensaios de fluência e tração a quente em alta temperatura, laboratório de propriedades mecânicas em geral (tração, compressão, flexão, impacto, torção, durezas), laboratório de análises metalográficas / análise de falhas, laboratório de tratamentos térmicos e oficina de usinagem básica para uso próprio.
Atua no segmento de prestação de serviços altamente especializados, com ênfase em altas temperaturas, tendo o compromisso de satisfação total de seus clientes.
Associada a uma independência de julgamento, integridade e ética profissional na condução de seus trabalhos, a STM está também comprometida com a melhoria de seu sistema de gestão da qualidade e aperfeiçoamento de seu pessoal, visando o atendimento aos requisitos das Normas de Credenciamento Laboratorial.
A STM foi criada em 1988, baseada na experiência e visão adquirida por um de seus fundadores durante uma longa carreira acadêmica envolvendo ensino e pesquisa em renomadas universidades do Brasil e do exterior, combinada com a prática em trabalhos de cunho industrial, envolvendo ensaios mecânicos de diversas modalidades, principalmente na área de alta temperatura. Durante todo o processo de desenvolvimento da STM, os serviços realizados não se constituíram apenas da execução de ensaios de rotina com fornecimento de laudos visando determinação da qualidade de produtos, mas em sua grande maioria de estudos de casos, acompanhados de análises mais elaboradas visando determinação do comportamento dos materiais metálicos para predição de seu desempenho quando empregados em sistemas que operam em situações reais na engenharia em alta temperatura.
A STM está estabelecida na cidade de São Carlos (SP), tendo sede própria, em uma área de cerca de 800 m2. O objetivo principal da empresa está na geração de dados de boa qualidade que possibilitem uma melhor compreensão do comportamento mecânico dos materiais metálicos quando empregados em alta temperatura. A atividade mais intensa de ensaios na empresa consiste da realização de ensaios de fluência de várias modalidades, utilizando grande disponibilidade de equipamentos, nos moldes dos grandes laboratórios dos EUA, Europa e Japão, por exemplo. Os ensaios mais significativos nessa área têm que ter longa duração (semanas, meses, ou anos) e um laboratório dessa natureza tem que dispor de estrutura para garantir o bom funcionamento de todos os seus sistemas, em regime contínuo, nessa ordem de grandeza de tempo. O Brasil ainda é um pais que tem uma grande carência na geração de dados desse tipo.
A empresa foi criada tendo sempre esse foco principal, ou seja, a realização de ensaios de fluência de longa duração, pois surgiu com a experiência de um de seus idealizadores, em anos de formação acadêmica no exterior, onde teve oportunidade de trabalhar em contato com os laboratórios de renome internacional nessa área. Retornando ao Brasil, essa experiência foi transferida para a universidade onde manteve atuação durante anos, conduzindo projetos de ensino / pesquisa. O conhecimento desenvolvido na universidade foi rapidamente solicitado pelo setor industrial, no período de 1986 – 1988. Logo em seguida, reconheceu-se que a melhor forma de geração de dados na área de fluência, seria através da montagem de um laboratório privado, independente. Daí surgiu a ideia de criação de uma empresa voltada exclusivamente para esse nicho.
Embora a STM tenha concentrado esforços, desde 1988, no desenvolvimento de sistemas de ensaios na área de fluência, a partir de 2005 houve um interesse também na geração de dados de outras modalidades de teste, de um modo geral sempre com o foco em altas temperaturas, tais como: tração, compressão, torção, flexão,impacto, etc. Essas modalidades de resultados servem muitas vezes para promover uma melhor compreensão do desempenho do material em sua utilização em temperaturas elevadas por longos tempos em situações complexas de solicitação mecânica na prática.
• Atender plenamente os Requisitos dos Clientes;
• Oferecer Produtos e Serviços a preços e prazos competitivos;
• Buscar a melhoria contínua dos seus Processos, Produtos e Serviços.
• Para isso esforços estão sendo feitos para que em curto prazo possamos ser credenciados pelas agências oficiais de acreditação laboratorial no Brasil.
Os documentos para abertura da firma STM foram encaminhados aos órgãos competentes em 19/12/1988. A licença para funcionamento da empresa foi concedida em 05/05/1989.
Desenvolvimento, durante o ano de 1989, de um conjunto de 10 máquinas para realização de ensaios de fluência a carga constante em metais, que foi instalado em um pequeno laboratório na FIPAI – Fundação de Apoio à Pesquisa e Aperfeiçoamento Industrial / EESC-USP, São Carlos (SP), em Outubro de 1989, funcionando nesse local como show-room até Junho/1990.
Em Junho/1990, a empresa mudou-se para o CEDIN-Centro de Desenvolvimento de Indústrias Nascentes / Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico do Estado de São Paulo, em São Carlos, onde funcionou em um módulo com 60 m2, durante 3,5 anos (de Maio/1989 a Dezembro/1992). Em Outubro de 1990, neste local, teve início, o primeiro trabalho de geração de dados de fluência em uma placa do costado de um reator FCC, solicitado pelo CENPES-Petrobrás-Rio de Janeiro (RJ).
Em Janeiro/1993, transferência do Laboratório de Fluência para sede própria com cerca de 100 m2, à Rua Miguel Giometti, 1215 – São Carlos (SP). Construção de mais 20 máquinas, ficando o laboratório com um total de 30 máquinas de ensaio de fluência a carga constante, para atender à demanda de grandes empresas da área Petroquímica bem como a de outros laboratórios na área de previsão de vida remanescente e integridade estrutural em alta temperatura. A STM operou nesse endereço até o final do ano de 1995.
Em Janeiro de 1996, o Laboratório de Fluência foi transferido para uma instalação maior com 250m2, na Rua Argentina, 390 – Vila Brasília – São Carlos (SP). Construção de mais 20 máquinas de ensaio, ficando o laboratório com um total de 50 máquinas de ensaio de fluência a carga constante, para atender à crescente demanda de grandes empresas da área Petroquímica e de outros clientes na área de Construção Mecânica, Siderurgia e Pesquisa Acadêmica. Desenvolvimento de 6 máquinas para ensaios de fluência a tensão/carga constantes, dotadas de câmaras especiais para ensaios a vácuo ou em atmosfera controlada. Modernização de todos os controladores de temperatura e do sistema de aquisição de dados do laboratório, com tecnologia digital, possibilitando acompanhamento on-line de todos os dados gerados no laboratório. Com essas novas instalações, e com a quantidade de máquinas desenvolvidas, passou a ser comum a realização de ensaios de fluência com milhares de horas de duração, ultrapassando 1 ano e em alguns casos chegando a quase 2 anos de duração.
Em 1999, ocorreu nova ampliação da sede, com construção de um pavimento superior, passando a uma área de 400m2. A partir de 2006, procurando ampliar o campo de atuação na área de Ensaios de Materiais, a STM passou adquirir outros equipamentos, tais como: máquinas universais de ensaio (tração, compressão, flexão, dobramento, cisalhamento, etc), máquina de ensaio de impacto, máquina de ensaios de torção, aparelhos de ensaio dureza , e também máquinas para usinagem de metais, fornos de tratamento térmico, incluindo a montagem de um laboratório completo para preparo de amostras e análise por metalografia ótica. A partir de 2007 houve considerável ampliação do número de clientes e diversificação dos trabalhos na área de alta temperatura.
Ampliação da sede para 800m2, com a construção de um novo prédio com 400m2, sito à Rua Panamá, 130 (vizinho do prédio da Rua Argentina, 390) na Vila Brasília, São Carlos(SP). Em 13 de Junho de 2018 a STM inaugurou-se um novo conjunto de trinta máquinas de ensaio, passando o laboratório a contar com um total de 80 máquinas de ensaios a carga constante. Nesse mesmo ano (2018) entrou em operação um gerador para dar assistência ao conjunto das 30 novas máquinas de fluência e as 6 maquinas de fluência sob carga/tensão constantes para ensaios em atmosfera controlada.
A partir de 2019 foi iniciada na STM a construção de uma nova bateria de 20 máquinas de ensaio de fluência, que faria com que o laboratório contasse no futuro com um total de 100 máquinas de ensaios de fluência a carga constante. Essa ideia havia sido concebida em 2010, quando se fazia muita propaganda governamental no Brasil sobre a futura exploração do Pré-Sal. No período de 2010 a 2019, o material para construção da estrutura mecânica das máquinas foi sendo adquirido gradativamente. Com a pandemia durante 2020 até 2022, a construção das 20 máquinas foi desacelerada. Porém a partir do ano de 2023, esse trabalho foi retomado e as estruturas desse novo conjunto de máquinas já se estão concluídas. Estamos aguardando uma melhor oportunidade para terminar a parte elétrica e eletrônica desses equipamentos, quando houver demanda real para sua utilização.
50 máquinas de ensaio de fluência sob carga constante  
EQUIPAMENTOS DISPONÍVEIS E EXEMPLOS DE ENSAIOS DE TRAÇÃO A
a) Metodologias tradicionais: São vários os métodos de
No estudo de vida residual é muitas vezes importante a determina
A previsão de vida residual pode ser feita utilizando-se vários
Ensaios de Tração em Materiais Metálicos na forma de chapas ou
Preparação de amostras metalográficas
O objetivo da Análise de Falhas é reunir dados e interpretar as
Faixa de Trabalho: até 1200ºC · Solubilização ·